— DCIV EX02

THERE IS SUCH A THING AS SOCIETY*
texto / imagem / semântica / expressão
retórica verbal-visual e audio-visual
composição / estuturação temporal

“…if the present debate is about creating a body of work that is meaningful to people in general, that plays a part in the development of a stimulating visual culture, then it must involve understanding how our culture functions, how it is shaped, and how it shapes our perceptions of ourselves. It means addressing people’s need for a culture in which they can participate actively, for which they can help shape the agenda. It will inevitably involve an analysis of what prevents us from building such a culture.”
Andrew Howard, There is such a thing as society* (1994).

DESENVOLVIMENTO
Tomando como mote temático o conjunto de tópicos lançados pela ONG apresentada na aula, propõe-se a sua representação. […] Numa primeira fase procuram-se explorar figuras retóricas na articulação semântica de texto e imagem. Numa segunda fase aborda-se a transposição destas noções para a dimensão temporal, reformulando-se esta articulação através do valores expressivos que advêm da organização temporal dos elementos e da sua dinâmica.

FASE 01: COMPOSIÇÃO IMAGEM/TEXTO
Seleccionar um dos tópicos abordado pela ONG, mediante pesquisa prévia e, com base na sua interpretação, explorar figuras de retórica verbal-visual (articulação entre tipografia e imagem) que permitam comunicar o tema focado.[…]
— cartaz ou mini-série de cartazes, impresso (não inferior a A2),
— impressão só frente (quadricromia),
— outras condicionantes de produção ao critério do aluno.

FASE 02: ESTRUTURAÇÃO TEMPORAL
Com base na frase previamente trabalhada, os alunos devem explorar uma nova forma de articulação retórica, adequada à organização e composição dos elementos verbais e visuais no tempo. […]
Podem adicionar som, mas apenas como marcação temporal, i.e., para temporalizar as imagens e reforçar cadência, ritmo ou pontuação, e como algo que não se sobrepõe ao discurso visual (ou seja, não podem incluir voz ou sons instrumentais com conotações tímbricas vincadas).
— estruturação temporal (máximo 5 seg.),
— técnicas de animação ao critério do aluno (sequências de frames, animações
de elementos, efeitos de pós produção, etc.),
— ferramentas de produção ao critério do aluno.

CALENDÁRIO

6ª, 01 – enquadramento do mote temático (sessão com ONG)
TPC · leitura dos textos, escolha de um tópico e/ou frase (pesquisa).
6 e 8 MAR
4ª, 06 – discussão da frase e de possibilidades de representação (imagens associadas)
mediante pesquisa visual de exemplos;
TPC · pesquisa, recolha ou produção de imagens a associar;
6ª, 08 – composições da frase e representação visual associada;
TPC · finalizar cartaz para entrega via dropbox (até sexta-feira seguinte);
+ preparação da fase 02 (estruturação temporal da frase e representação visual).
11-13-15 MAR
2ª, 11 – início da fase 02, workshop (desenvolvimento da estruturação temporal e dos elementos verbais, visuais, sonoros).
4ª, 13 – fase 02, workshop;
6ª, 15 – revisão das composições (via drive) e discussão da fase 02;
TPC · leitura dos textos de apoio para a fase 02 e pesquisa de exemplos
18-20-22 MAR
2ª, 18 – workshop;
4ª, 20 – desenvolvimento da estruturação temporal dos elementos verbais, visuais, sonoros;
6ª, 22 – finalização, revisão dos trabalhos e entrega via drive para avaliação.

REFERÊNCIAS
(disponíveis na drive e links no pdf)

Design a site like this with WordPress.com
Get started