— DCIII P01

PESQUISA / EDIÇÃO / DESIGN
MODERNISMO / DESIGN SUÍÇO
jornal, revista
objecto, forma, conteúdo, estrutura, grelha, layout, linguagem, identidade

[The style of] Swiss designers as Theo Ballmer,  Max Bill, Adrian Frutiger, Karl Gerstner, Armin Hoffman, Ernst Keller, Herbert Matter, Josef  Müller-Brockmann, and Jan Tschichold […] received worldwide admiration for its formal discipline: images and text were organized by geometrical grids. Adopted internationally, the grid and sans serif typefaces such as Helvetica became the classic emblems of Swiss graphic design. […] [With] design work across a range of media, including posters, magazines, exhibition displays, brochures, advertisements, books, and film, […] the Swiss designers’ modernist elements remain an indispensable part of today’s graphic language.
Hollis, Richard. 2006. Swiss Graphic Design: The Origins and Growth of an International Style, 1920-1965. London: Lawrence King Publishers.


Temas e Fases
Trabalho de grupo (2 a 3 pessoas). A escolha dos temas fica ao critério dos alunos, devidamente discutida e negociada com as docentes.
01 (pesquisa)
— recolher textos sobre o tema (seccionar, editar),
— recolher imagens para ilustrar os textos (ilustrar, referenciar).
02 (edição)
— escrever uma síntese de 200 a 400 palavras (texto editorial),
— reunir os conteúdos numa publicação impressa (jornal, 8 páginas mínimo, PB + 1 cor, dependendo
do formato),
— definir título, secções, artigos, destaques, imagens, etc.
03 (design)
— formato, grelha, layout, tipografia, linguagem e identidade,
— incluir na publicação impressa um ‘insert’ (e sua forma de integração) que consiste numa representação diagramática (um mapeamento do tema) de relações entre palavras-chave, conceitos, figuras chave.
04 (apresentação)
— apresentação à turma do tema e da publicação.

Design a site like this with WordPress.com
Get started