— DCIII EX02

Tipografia
princípios e confrontos
(clareza, transparência, universalidade, ordem, modularidade, integralidade)

CLAREZA (Tschichold 1928)
the essence of the New Typography is clarity.
TRANSPARÊNCIA (Warde 1930)
a good speaking voice is one that is inaudible as a voice. It is the transparent goblet again!
UNIVERSALIDADE (Bayer 1967)
a more universal visual medium to bridge the gap between [different languages] must eventually evolve.
ORDEM (Ruder 1959)
Exacting artistic postulates or creations are no longer involved; the endeavour is simply to find a formally and functionally satisfactory answer to daily requirements.
MODULARIDADE (Froshaug 1967)
to mention both typographic, and, in the same breath/sentence, grids, is strictly tautologous.
INTEGRALIDADE (Gerstner1959-1963)
a unity between language and type, between content and form.[…] the result of integral typography is a ‘new unity’.

metodologia e objectivos
Propõe-se com este exercício uma reflexão e exploração das visões formais e funcionais da tipografia segundo os conceitos enunciados pelos diferentes autores e noções e eles associadas. Para tal, com base nos textos de referência que expõem estas noções devem produzir um texto sumário que elucida e comenta a ideia de tipografia em causa. Funcionando como uma introdução ao princípio de tipografia selelccionado, o conteúdo textual do folheto é complementado com citações ou excertos de textos do autor em causa (devidamente identificadas) e podem ainda citar outras referências bibliográficas relevantes. […] Com base neste material deverão paginar um panfleto/folheto que enuncia e veicula o conceito escolhido, tanto textual como tipograficamente.
[…]

Design a site like this with WordPress.com
Get started