EX 01 Rita Pereira

ex1_1_final.png

Para se conseguir representar o que vemos e sentimos ao ler uma expressão, como que numa narrativa e através da manipulação da forma, os movimentos e, principalmente os ritmos da mesma, é necessário começar por entender o que nos é transmitido.

Ora, com a expressão de F. T. Marinetti, um dos diversos autores cujo manifesto foi analisado para o presente projeto, no seu estudo “Words in Freedom”, “Images are not flowers to be picked and chosen with parsimony, as Voltaire said, they are the lifeblood of poetry”, explorei a sequência dos elementos da frase, a sua ligação e coerência, a deslocação, o seu ritmo, entre outros. Decidi contrastar o sentido da frase acerca do devido uso exagerado das imagens para a criação da poesia, criando uma composição simples onde desconstruí as palavras. No entanto, no formato de poesia visual e fonética, dou ênfase à ortografia da expressão pois esta é essencial para o ritmo na mesma.

final

Seguidamente desenvolvi um gif que, relacionando-o com a composição anterior criada com base na expressão de Marinetti, representa e materializa o seu ritmo dando destaque aos momentos mais fortes da mesma, quer seja através do valor da cor, variando entre o branco e o preto, quer pela forma como são introduzidos.

Rita Pereira nº11014

Design a site like this with WordPress.com
Get started