— DCIV EX01

MANIFESTOS
identidade e expressão tipográfica
espaço, estrutura, sequência, contraste, forma e contraforma

A manifesto is a text with political consequences; it seizes power, but cannot be about power alone. One reason is that a manifesto’s writers have usually not yet acquired much power; another reason is that as a carrier of peaceful political violence, a manifesto depends as much on poetry and song as it depends on argument. Formal issues are integral to the aesthetic event that is a manifesto. Because the manifesto’s aim is to interrupt, not to affirm, its mode of speech must differ from common speech, to the extent that it allows for new words, new terms and analogies, to render the established ones obsolete.
Metahaven, “Before A Manifesto” (2008)

Fase 01: Pesquisa / Composição

Weingart reafirma a importância da experimentação no design tipográfico indicando que apenas através de uma investigação inteligente e aberta, baseada num entendimento formal da tipografia, pode o designer aprender a desafiar as convenções estabelecidas. Seguindo os seus pressupostos, propõe-se a realização de uma composição tipográfica utilizando uma frase seleccionada do manifesto facultado.

A composição deve constituir-se como uma interpretação tipográfica do texto, onde forma e conteúdo se reforçam, explorando a sintaxe e hierarquia tipográfica, atendendo a critérios de legibilidade e qualidade visual e procurando reconhecer, explorar e subverter convenções.
[…]

Fase 02. Customização / expressão

De acordo com Lupton, as possibilidades actuais de manipulação e customização de fontes tipográficas diluem as fronteiras entre tipografia e lettering, afirmando uma era de liberdade criativa que os designers exploram na combinação de processos físicos e digitais. Alarga-se assim a noção de composição à de customização tipográfica, na procura de uma forma e expressão gráfica que evoque e veicule o sentido do manifesto em causa.

Na segunda fase do exercício propõe-se a realização de um cartaz/desdobrável (frente e verso) que se desenvolve segundo o aproveitamento de um plano A2 (42 x 59,4 cm). Para a realização do objecto o aluno pode partir da frase usada anteriormente ou do título do manifesto (quando exista). Poderá ainda usar outros excertos do manifesto facultado ou, se necessário, outro material textual que o complemente,
desde que previamente discutido com os docentes.
[…]

Calendário
11-13-15 FEV
2ª, 11 – Apresentação e atribuição dos manifestos.
TPC · selecção de frase e pesquisa contextual sobre manifesto.
4ª, 13 – Discussão da pesquisa e realização das composições (A3).
TPC · pesquisa sobre manifesto e composição.
6ª, 15 – Revisão das composições A3 via drive.
TPC · elementos textuais p/ cartaz e pesquisa sobre customização tipográfica.
18-20-22 FEV
2ª, 18 – Definição dos elementos textuais e estratégia de customização.
TPC · Esboços de lettering.
4ª, 20 – Elaboração das propostas de customização tipográfica e objecto.
TPC · Esboços de layout (frente/verso).
6ª, 22 – Revisão das propostas de customização e layout (frente/verso).
TPC · Finalização de layout (frente/verso).
25-27 FEV
2ª, 25 – Finalização e entrega (maquete impressa para aula e entrega via drive).
4ª, 27 – Revisão via drive e lançamento do EX 02.

REFERÊNCIAS [disponíveis na drive e links no pdf)

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