— DCIV Programa

Introdução
O programa parte de visões contemporâneas do design, revendo o caminho do modernismo ao pós-modernismo. A nível cultural e conceptual centra-se na ruptura com princípios de design rígidos e na expansão da prática do design de comunicação. Do ponto de vista operativo foca-se na articulação semântica e expressiva do texto e imagem, bem como na estruturação de objetos e projetos de comunicação (sua linguagem, identidade) e definição de uma estratégia de comunicação. Explora-se a complementaridade de meios de produção e de suportes de comunicação (impressos, digitais e online).

Temáticas:
– tipografia e articulação verbal-visual;
– estruturação de conteúdos e coerência gráfica (edição impressa e digital);
– consistência de linguagem em meios complementares (print e web).

Contextos:
– ideais e mudanças no design de comunicação;
– raízes culturais do design;
– pós-modernismo, independência e subversão.

Projeto:
– pesquisa e sustentação;
– metodologia de desenvolvimento;
– estratégia de comunicação.

ObjeCtivos de Aprendizagem
Design de Comunicação IV visa enquadrar o espectro cultural e âmbito de atuação atual da disciplina, mediante os seguintes conhecimentos, aptidões e competências:
a) reconhecer referentes contemporâneos e históricos da cultura do design, enquanto campo de estudo e prática projetual;
b) desenvolver capacidades de análise e crítica construtiva pelo reconhecimento
de princípios de design e exploração de diferentes meios de produção, linguagens
e estratégias de comunicação;
c) fomentar a pesquisa e investigação como bases da conceptualização e desenvolvimento do projeto de design, reconhecendo as suas implicações e promovendo afirmação de
um discurso próprio;
d) consolidar critérios estéticos e metodologias adequadas aos meios disponíveis;
e) promover a autonomia conceptual e operativa do aluno, valorizando a colaboração em equipa e o domínio do projeto (da concepção à implementação).

Metodologias de Ensino e Avaliação
As aulas teóricas abordam temas que suportam a conceptualização e desenvolvimento de exercícios e projetos nas aulas práticas, bem como a gestão das opções que lhes são inerentes. As aulas de apresentação convocam o aluno para a discussão de temas e para a exposição dos seus projetos. A avaliação contínua baseia-se na assiduidade, participação, empenho e evolução do aluno, sendo complementada por duas avaliações de desempenho periódicas e pela avaliação final.

A classificação final resulta da seguinte ponderação:
1. avaliação contínua (15%);
2. avaliação periódica (65%):
elementos de avaliação: exercícios (35%); projectos (30%).
3. avaliação final (20%):
elementos de avaliação: reformulação dos exercícios/projectos realizados
ao longo do semestre.

Os critérios incluem: a correspondência às metodologias e prazos propostos; a pesquisa, metodologia, criatividade, adequação, pertinência dos projetos; a maturidade conceptual e operativa, capacidade crítica, clareza na comunicação, integração e cooperação dos alunos.

Pesquisa e investigação (sustentação do projecto e do discurso); Metodologia (competência técnica e rigor projectual); Criatividade e experimentação (reconhecimento e teste de processos
e linguagens); Adequação e sustentabilidade (viabilidade dos projectos); Pertinência
e fundamentação (das propostas e estratégias projetuais).

Maturidade conceptual e operativa (iniciativa, autonomia); Capacidade crítica (para interpretar, questionar, propor e argumentar); Capacidade de comunicação (clareza oral/escrita); Evolução
e aprendizagem (superação de lacunas); Integração e cooperação (nas aulas e nos grupos
de trabalho).

A (EXCELENTE): desempenho excepcional, com algumas insuficiências de carácter menor.
B (MUITO BOM): trabalho em geral sólido, com algumas insuficiências.
C (BOM): trabalho razoável, mas com lacunas importantes.
D (SUFICIENTE): o desempenho limita-se a cumprir os critérios mínimos.
E (INSUFICIENTE): é necessário um trabalho suplementar considerável.
F (MUITO INSUFICIENTE): o trabalho não cumpre a grande maioria dos critérios.

A (18-20), B (16-17), C (14-15), D (10-13), E (7-9), F (0-6)

Design a site like this with WordPress.com
Get started